ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FREI NIVALDO LIEBEL-ASSEFRENI
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-FACISA
CELER FACULDADES
PED 13
Instrutor: Alessandro Antoniolli
Acadêmicos: Bianca- Eliane – Patrícia – Roberto- Suzimara
Disciplina: Temas Transversais II
INTRODUÇÃO A HIGIENE BUCAL
Justificativa:
Conforme as crianças vão crescendo, estão sempre com balas, chicletes, bombons, salgadinhos, itens que auxiliam na proliferação de caries em seus dentes, quando a criança ingere um determinado alimento, principalmente doces, deveria escovar os dentes, porém isso não acontece, deve então colocar regras para que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia e o uso do fio dental é tão importante quando a escovação. Se a criança cuidar dos dentes desde pequena, vai ter os dentes saudáveis por toda vida.
A escovação diária dos dentes ajuda a prevenir diversas doenças e inclusive, colabora para que o sistema de saúde público reduza o número de atendimentos, uma vez que diversas doenças estão ligadas à prática de higiene bucal. Como caries e doença periodontal.
A escovação deve sempre ser supervisionada por um adulto para que a criança não corra o risco de engolir, a cada Seis meses deve ser acompanhada por um profissional odontológico para que acompanhe o desenvolvimento da arcada dentária. E incentive a escovação, demonstrando a importância de uma boca saudável.
Neste sentido, ensinar a maneira correta da escovação dos dentes significa algo além do cuidado pessoal com a saúde e bem estar, Boa saúde bucal proporcionam uma melhor qualidade de vida e a maioria dos casos seria resolvida com métodos preventivos.
Justificamos a realização do projeto também pelo cuidado com o meio ambiente, no sentido de que o desperdício de água na escovação é muito grande, bem como o material utilizado é desperdiçado com o uso de forma incorreta.
Objetivo:
- Reduzir o desperdício de água;
- Contribuir para o conhecimento sobre a saúde bucal;
- Prevenir doenças ligadas à saúde bucal.
- Debater sobre a necessidade da escovação;
- Demonstrar a importância da escovação;
- Investir na transformação e na mudança do consciente humano, visando a preservação do meio ambiente.
Desenvolvimento metodológico:
O projeto foi desenvolvido na Escola municipal pequeno trabalhador com alunos de 6 à 7 anos em Xanxerê, tendo como professora Vânia e Eliane.
Distribuímos kits com escova, creme dental e uma sacola que possa ser reutilizada. Estes objetos foram doados: pela secretaria da saúde pasta e escova de dente e a sacola pelos acadêmicos (o) Eliane, Patrícia, Bianca, Suzimara e Roberto.
Explicamos aos alunos a grande importância deste projeto, mostrando assim os objetos e o que cada um colabora em nosso bem estar. A escova dental deve ser apropriada de acordo com suas idades, pois se ela usar a de um adulto pode não caber em sua boca, e acabar se machucando. Deve ser com cerdas extras macias, a cabeça tem de ser pequena, assim alcança os dentinhos do fundo sem causar desconforto. Mas o cabo deve ser longo, para que o adulto que está fazendo a escovação consiga limpar todos os dentes da criança e a cada três meses deve ser substituída porque as cerdas ficam danificadas.
Também houve uma breve explicação sobre o creme dental e o flúor, pois a recomendação oficial do Ministério da Saúde, desde o final de 2009, é usar a versão com flúor desde bebê. A quantidade que deve ser usado para estas crianças é de um grão de ervilha (0,3g). Porém o creme dental é grande vilão para o meio ambiente, pois é o maior contaminador dos lençóis da água, rios e mares.
O flúor é responsável pela manutenção do PH da nossa saliva, diminuindo os riscos de doenças gengivais muito importantes para a proteção dos dentes, o mesmo em contato com a saliva que contém cálcio, fortalece os dentes, porém o excesso do flúor pode causar uma flurose, onde os dentes que irão nascer contém manchas brancas, além de causar dores de estomago, vômitos, diarréias, entre outras complicações se ingeridos em grandes quantidades.
Utilizamos uma sacola que seja retornável para que se conscientize da importância para com o meio ambiente, pois a cidade onde vivemos foi a primeira no Brasil a implantar em projeto a sacola retornável, diminuindo o consumo das sacolas biodegradáveis.
Buscamos conscientizar as crianças a economizar água durante o período da escovação, pois com a torneira aberta gasta em torno de 12L. Assim deve ser demonstrado método para economia, onde utilizando apenas um copo da água você economiza em média de 11,5L.
Para explicar sobre a escovação dos dentes, mostramos uma arcada dentará e demonstraremos os movimentos corretos para uma boa escovação, sendo: os dentes de trás movimento de vai-e-vem pegando de 2 em 2 dentes e sempre contando até 10. Em seguida fazemos movimentos circulares nas superfícies (na parte “de fora” dos dentes, que fica voltada para os lábios) sempre pegando o dente e a gengiva para prevenir a gengivite. Por último a base do dente perto da gengiva e indo “para cima” e em direção a bochecha e nas superfícies linguais. Quando terminar todos os dentes, a criança deve escovar a parte superior da língua e passar o fio dentel, que também ajuda a abrir o espaço entre os dentes para as cerdas de a escova penetrar melhor.
Apresentamos um vídeo com o título Missão: Saúde Bucal (http://www.youtube.com/watch? v=YOMaEHyiy_g) e posteriormente trabalhamos com desenhos informativos, onde serão identificados os alimentos amigos e inimigos dos dentes. Também disponibilizamos um jogo pedagógico sobre a escovação e higiene bucal e a musica: lavar os dentes (http://www.youtube.com/watch?v=nl_dTKfbgAc).
Para o encerramento do projeto foi distribuído um kit da escovação, para firmar o compromisso das crianças com a escovação adequada.
Recursos:
- sacola retornável.
- escova dental
- creme dental.
- lápis, papéis, borracha, cola, tesoura...
- Panfletos sobre saúde bucal.
- jogos educativos.
-maquina digital
-computador
- Vídeos (http://www.youtube.com/watch? v=YOMaEHyiy_g)
Cronograma:
DATA
|
AÇÃO PEDAGOGICA
|
APLICAÇÃO
|
HORAS EXECUTADAS
|
17-05-2012
|
Elaboração do projeto
|
1º ano
|
4,5 horas
|
18-05-2012
|
-Autorização da diretora
-Autorização Professora
|
30 min
| |
21-05-2012
|
Compras das sacolas
|
15 min
| |
22-05-2012
|
- patrocínio de escovas
- patrocínio de pasta dental.
-Panfletos.
(secretária da saúde)
|
30 min
| |
23-05-2012
|
Organização dos materiais:
-Vídeos-Desenhos
- Musica-Jogos educativos
|
2 horas
| |
24-05-2012
|
Execução do projeto
|
4horas
| |
25-05-2012
|
Criação do vídeo
|
3 horas
| |
26-05-2012
|
Conclusão do projeto
|
2 horas
|
Avaliação:
Como na Escola Municipal Pequeno Trabalhador de Xanxerê-sc, ainda não possui esta prática de ensino, aplicamos o projeto com o intuito que possam continuar usando no seu cotidiano, pois as crianças fazem lanches na instituição.
Esta pode ser uma prática valida, porque os alunos já compreendem tudo o que explicamos, sendo que também poderão socializar as informações com a família.
Conclusão:
O processo de reflexão e análise realizada nesse trabalho, em torno dos impactos gerados pela falta da correta higiene bucal, levou-nos a compreender ainda mais a importância da escola na conscientização sobre a saúde das crianças.
Diante do trabalho realizado podemos afirmar que este projeto foi além das expectativas, pois os alunos demonstraram interesse no assunto, observando tudo atentamente na expectativa dos trabalhos a serem realizados com eles.
Conversamos com eles sobre o que sabiam sobre escovação, observando assim os muitos erros que cometiam principalmente vindos dos pais e de irmãos mais velhos. Entregamos desenhos informativos onde continha alimentos adequados e não adequadas para uma boca saudável.
Assistimos a um vídeo que falava da boca suja, dos dentes com caries e inflamações das gengivas, estavam todos concentrados e interessados nos assuntos, ensinamos uma musica tendo como nome: Lavar os dentes.
Para encerar ensinamos a escovação correta levando de três em três ao banheiro onde escovaram os dentes corretamente. Os alunos adoraram nosso trabalho porque gritaram bem alto sobre isto e não queriam que nos fossemos embora.
Ao concluir, consideramos que é possível pensar ainda mais em estratégias que mobilizem as escolas no trabalho com a saúde bucal das crianças, visando estabelecer atividades pedagógicas criativas.
Referência bibliográfica
OSHIRO Fernandes. Guia do bebê: cuidando dos dentinhos, 2012. Disponíveis em: http://guiadobebe.uol.com.br/aprendendo-a-escovar-os-dentes/ Acesso em: 17 maio 2012.
ACHÔA Yara; NEGRELLO Liliana. Momento de escovar os dentes, 2012. Disponíveis em: http://bebe.abril.com.br/materia/vamos-escovar-os-dentes/ Acesso em 17 maio 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário